Quem sou eu

Minha foto
Sao Paulo, Sp, Brazil
Eng.Manufatura Sr ; Injeção de Plásticos ; Autodesk Moldflow Certified

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Receita para economia de energia #8 Injeção - parte #2

Uma simples medição e análise da energia consumida em produção normal pode rápida e facilmente mostrar que a seleção das máquinas e sua operação afeta dramaticamente o consumo de energia e a lucratividade. A eficiência do aquecimento dos cilindros de injeção pode ser melhorada com o uso do isolamento térmico adequado e garantindo o contato perfeito entre as bandas de aquecimento e a superfície do cilindro.

Ações:

> Monitore o consumo de energia por máquina para identificar alterações nas condições operacionais da máquina.

> Uma manutenção eficiente pode resultar em economias de consumo de energia significantes. O grupo de manutenção deve verificar áreas da máquina como os controladores de temperatura, válvulas e o sistema hidráulico, viscosidade do óleo hidráulico e o desgaste no conjunto rosca-cilindro de injeção.

> Investigue as regulagens de processo e verifique pontos onde alterações tenham sido feitas, como temperatura do cilindro, contra-pressão, força de fechamento ou pressão de recalque muito altas, e tempos de recalque ou refrigeração muito longos.

> Deve-se buscar maximizar a eficiência da transferência de calor entre as bandas de aquecimento e o cilindro. As bandas de aquecimento devem ser "moldadas" ao cilindro através de apertos e desapertos repetidos para atingir um bom contato com a superfície do cilindro, bem como deve-se utilizar um metal de alta condutibilidade entre as bandas e o cilindro.

> Bandas de aquecimento com isolamento integral podem reduzir a energia consumida em até 17%, dependendo da aplicação e da máquina. Verifique as bandas de aquecimento atualmente em uso e calcule o custo/benefício de substituí-las por bandas integralmente isoladas.


Energy Saving Tip of The Month - Creditos

Texto original em inglês:
Dr. Robin Kent - Tangram Techology Ltd (www.tangram.co.uk)
rkent@tangram.co.uk

Sobre o autor: 
Dr Robin Kent é o autor do livro "Energy Management in Plastics Processing", publicado por "Plastics Information Direct", e diretor da Tangram Technology Ltd., onde lidera engenheiros e consultores especializados em gerenciamento de energia no segmento de processamento de plásticos.

Tradução - Marcio R. Santucci

Nenhum comentário:

Postar um comentário