Quem sou eu

Minha foto
Sao Paulo, Sp, Brazil
Eng.Manufatura Sr ; Injeção de Plásticos ; Autodesk Moldflow Certified

terça-feira, 22 de abril de 2014

Receita para economia de energia #9 Injeção - parte #3

Todas as injetoras totalmente elétricas são mais eficientes no consumo de energia do que as injetoras hidráulicas, como indica os testes de máquinas monitoraddos bem como a estatística dos dados operacionais.

Para algumas máquinas hidráulicas existentes, um "retrofit" ou reforma onde são instalados Controladores Variáveis de Frequência pode resultar em um controle melhor dos motores e ainda um retorno do investimento em menos de 18 meses.

Controladores de temperatura dos moldes (aquecedores e chillers) custam caro para operar e devem ser utilizados somente onde são realmente necessários. As tubulações de alimentação e de retorno devem ser isoladas adequadamente para evitar a troca de calor com algo que não seja o molde.

A eficiência energética é raramente considerada durante o  projeto do molde, exceto pelo circuito de refrigeração. As dimensões dos componentes de sistema de alimentação bem como a condição de extração da peça tem impleicações no uso de energia que devem ser consideradas na fase de projeto do molde.

Ações:

> Verifique a viabilidade econômica de injetoras totalmente elétricas. O retorno sobre o investimento pode indicar economia em investir nesta tecnologia.

> Verifique a viabilidade dos Controladores Variáveis de Frequência. Para máquinas com altos tempos de operação e ciclos de produção elevados pode tornar economicamente viável investir nesta tecnologia.

> Verifique se todos os controladores de temperatura de moldes estão sendo utilizados sabiamente e todas as tubulações possuem isolamento térmico.

> Garanta que os projetistas de moldes estejam cientes da necessidade de considerar o bom uso da energia ainda na fase de projeto de molde.

Energy Saving Tip of The Month - Creditos


Texto original em inglês:
Dr. Robin Kent - Tangram Techology Ltd (www.tangram.co.uk)
rkent@tangram.co.uk

Sobre o autor: 
Dr Robin Kent é o autor do livro "Energy Management in Plastics Processing", publicado por "Plastics Information Direct", e diretor da Tangram Technology Ltd., onde lidera engenheiros e consultores especializados em gerenciamento de energia no segmento de processamento de plásticos.

Tradução - Marcio R. Santucci

Nenhum comentário:

Postar um comentário