Um dos processos mais usuais de tranformaçào de plásticos, a moldagem por injeção tem recebido muitos avanços tecnológicos nos últimos anos. Muitos destes avanços ocorreram no sentido de redução de consumo de energia. Pela sua característica de funcionamento, as máquinas injetoras possuem consumos "base" e de "processo" , sendo que mesmo em momentos de interrupção de produção ela consome energia, o que onera seu custo operacional.
O consumo de energia varia de injetora para injetora, dependendo de suas características. Máquinas ociosas podem consumir entre 52% e 97.5% do consumo esperado em regime normal de produção. Para períodos acima de 20 até 45 minutos de paralização da produção, pode ser mais econômico desligar a máquina por completo e religá-la no momento adequado. Em último caso, deveriam ser desligados serviços e funções desnecessárias, p.e., os motores das bombas hidráulicas.
Ações:
> Assegure que os trabalhos estão sendo executados nas menores máquinas possíveis. Moldes / produtos pequenos rodando em máquinas grandes disperdiçam energia.
> Planeje e controle a sequência de ligamento das máquinas de forma a não causar picos de consumo a;ém da demanda contratada junto a concessionária de energia.
> Instale um alarme sonoro ou visual para quando a demanda se aproxima do limite contratado.
> Mensure o consumo nos instantes de ligamento, momentos ociosos e durante a produção regular para entender os custos relativos a cada estado.
> Estabeleça para todas as máquinas um procedimento para operação no modo ocioso: aquecedores/resistências em modo reduzido, parte hidráulica desligada e ar comprimido desligado.
> Desligue os serviços periféricos para máquinas que não estiverem com produção programada: ar comprimido e circuitos de água para refrigeração
> Desligue as resistências do canhão e os ventiladores (resfriadores de canhão) entre as corridas de produção.
> Projete os sistemas de manuseio (esteiras, manipuladores) para operar segundo a demanda da máquina.
Energy Saving Tip of The Month - Creditos
Texto original em inglês:
Dr. Robin Kent - Tangram Techology Ltd (www.tangram.co.uk)
rkent@tangram.co.uk
Sobre o autor:
Dr Robin Kent é o autor do livro "Energy Management in Plastics Processing", publicado por "Plastics Information Direct", e diretor da Tangram Technology Ltd., onde lidera engenheiros e consultores especializados em gerenciamento de energia no segmento de processamento de plásticos.
Tradução - Marcio R. Santucci
Nenhum comentário:
Postar um comentário