Receita para economia de energia #5
Abordando a Performance - a Eletricidade
Na maioria dos processos de fabricação de plásticos a eletricidade é a principal fonte de energia utilizada. O consumo de eletricidade não é - como se pensa - fixo e incontrolável, mas sim variável e controlável. Para a maioria das fábricas, o consumo de eletricidade estará diretamente relacionado ao volume de produção num dado período de tempo.
É possível demonstrar isso, plotando o consumo de eletricidade versus o volume de produção (quantidade de plástico processado) em um mês ou semana, em um gráfico de dispersão (scatter chart), e encontrando a reta que melhor se correlaciona com os dados. A equação da reta de correlação é a "Linha Característica de Performance - LCP" (em inglês "Performance Characteristic Line") da planta. Esta linha dá uma idéia clara de como a planta funciona e pode servir para monitoramento e definição de objetivos, bem como para orçamentação. A LCP é a "impressão digital" da planta e varia para cada planta.
Ações:
- Plote o consumo de eletricidade versus o volume de produção (quantidade de plástico processado) em um gráfico de dispersão mensal. Use uma planilha eletrônica para encontrar a equação da reta de correlação.
- A intersecção da reta de correlação com o eixo do consumo de eletricidade é a "carga base". Corresponde ao consumo de energia quando não há produção efetiva mas os equipamentos periféricos e serviços estão disponíveis. Isto deveria ser aproximadamente 30% da carga total.
- A inclinação da reta de correlação é a "carga de processo"da planta e representa a energia consumida em média para processar um quilograma de polímero. A "carga de processo" é especifica do processo e varia para cada tipo de processo.
Energy Saving Tip of The Month - Créditos
Texto original em inglês:
Dr. Robin Kent - Tangram Techology Ltd (www.tangram.co.uk)
rkent@tangram.co.uk
Sobre o autor:
Dr Robin Kent é o autor do livro "Energy Management in Plastics Processing", publicado por "Plastics Information Direct", e diretor da Tangram Technology Ltd., onde lidera engenheiros e consultores especializados em gerenciamento de energia no segmento de processamento de plásticos.
Tradução - Marcio R. Santucci
Nenhum comentário:
Postar um comentário