Dica do mês para economia de energia #4 A Conta de Energia Elétrica Muitas empresas simplesmente recebem a conta do fornecedor de energia e a pagam alguns dias depois por transferência bancária. A conta não é examinada em busca de falhas nos dados ou oportunidades de redução de valores e muitas vezes o pessoal da Produção sequer tem acesso a uma cópia - mesmo sendo eles os responsáveis pela maior parte do consumo.
Pode-se imaginar uma forma melhor para se perder dinheiro ? As empresas devem entender as informações que a conta de luz contém. Trata-se de dinheiro de verdade que está sendo gasto naquele pedaço de papel. Nas contas temos uma combinação de gastos variáveis (consumo de energia ativa KWh quilowatt-hora + energia reativa KVarh quilowatt reavido-hora), e de gastos fixos (franquias, demanda contratada), bem como os impostos decorrentes dos serviços de energia. Ações:
- Sempre examine a conta de energia. Erros de medição e lançamento não são raros.
- Pesquise se o fornecedor de energia não pode informar dados do consumo horário em formato de planilha (a cada 15 ou 30 minutos). Obtenha estes dados e analise-os para entender o padrão de consumo, especialmente nos períodos em que não haja produção.
- Mensalmente registre manualmente os dados dos medidores ou obtenha os dados de consumo com o fornecedor.
- Faça uma planilha e registre os dados dos gastos da conta (fixos e variáveis) e use-os para calcular a conta através das leituras dos medidores ou dos dados obtidos com o fornecedor.
- Observe os gastos fixos por possíveis reduções de custo (redução da Demanda Máxima Contratada é um meio rápido)
- Busque melhorar o fator de potência para reduzir as cobranças sobre energia reativa (se aplicável).
Energy Saving Tip of The Month - Creditos Texto original em inglês: Dr. Robin Kent - Tangram Techology Ltd (www.tangram.co.uk) rkent@tangram.co.uk Sobre o autor: Dr Robin Kent é o autor do livro "Energy Management in Plastics Processing", publicado por "Plastics Information Direct", e diretor da Tangram Technology Ltd., onde lidera engenheiros e consultores especializados em gerenciamento de energia no segmento de processamento de plásticos. Tradução - Marcio R. Santucci
Nenhum comentário:
Postar um comentário