Receita para economia de energia #1
Dando Início - Sistemas de Gerenciamento de Energia
Não existirá nenhum avanço na gestão do uso de energia a menos que o assunto esteja na Agenda da Gerência. Se o uso da energia não é visível e conhecido então não haverá nenhuma melhoria.
Toda planta de fabricação precisa de uma "Política de Energia" - uma declaração de comprometimento do uso da energia. Esta deve incluir objetivos De melhorias para curto, médio e longo prazo. Tal Política deve ser amplamente divulgada para estimular e o conhecimento sobre os custos e benefícios da gestão da energia.
A gestão da energia deve se uma responsabilidade clara do Departamento dde Produção uma vez que este controla ou gera a maior parte do consumo. Um "Gerente de Energia" deveria agir como relator e os progressos poderiam ser alavancados pela Produção. Recursos e tempo devem ser alocados para implementar projetos de gerenciamento de energia.
Monitoramento e estabelecimento de Metas (M&T do inglês "Monitoring and Targeting) são fundamentais para a gestão da energia. Muitos dados provavelmente estão sendo coletados entretanto a gestão de energia não trata de coleta de dados mas sim de fornecer informações para melhoria das metas. Estabelecer Metas é a ação chave - o que está medido já passou !
Ações:
- Elabore e Divulgue uma Política de Energia formal para a planta;
- Defina claramente as responsabilidades para o gerenciamento de enegia;
- Colete os dados iniciais e converta-os em informação para gerenciar do consumo de energia da planta;
- Utilize as informações da performance na melhoria das metas;
- Divulgue amplamente os resultados de performance.
Texto original em inglês:
Dr. Robin Kent - Tangram Techology Ltd (www.tangram.co.uk)
rkent@tangram.co.uk
Sobre o autor:
Dr Robin Kent é o autor do livro "Energy Management in Plastics Processing", publicado por "Plastics Information Direct", e diretor da Tangram Technology Ltd., onde lidera engenheiros e consultores especializados em gerenciamento de energia no segmento de processamento de plásticos.
Tradução - Marcio R. Santucci
Nenhum comentário:
Postar um comentário