A extrusão utiliza menos energia por quilograma processado do que a moldagem por injeção, porém os "extrusores" não devem ser complacentes. Há muito ainda por ser feito.
Extrusoras trabalham mais eficientemente (não só em termos de energia) quando operam nas condições ideais de projeto e devem ser ajustadas para trabalhar na máxima velocidade de projeto. Operar extrusoras abaixo da velocidade projetada, p.e. extrusoras grandes com perfis, pequenos torna o processo menos eficiente.
Os motores das extrusoras tem alta rotação que é reduzida por engrenagens. Quando a relação de redução não é a correta os motores trabalham abaixo da rotação ideal e produzem torques abaixo dos níveis desejáveis. Mudar a relação de redução pode ser um projeto simples para otimizar o rendimento dos motores.
Ação:
- Investigar a opção de substituir os motores de corrente contínua (DC) por motores de conrrente alternata (AC) controlados por variadores estáticos de frequência (VFD). Os ganhos geralmente não são altos mas os custos de substituição e manutenção são menores para os motores em corrente alternada.
- Na aquisição de novas extrusoras dar sempre preferência a motores de corrente alternada controlados por variadores estáticos de frequência.
- Verificar se a extrusora é a mais indicada para o produto e se está operando na velocidade mais próxima possível da projetada.
- Verifique a carga dos motores das extrusoras e modifique as razões de redução para otimizar a performance dos motores. Se polias estiverem sendo utilizadas, isto pode ser tão simples quanto utilizar polias de diâmetros mais adequados.
- Se correias são usadas para transmissão então otimize as correias. A eficiência das correias variam muito com seu tipo e as correias dentadas são as mais eficientes.
Energy Saving Tip of The Month - Creditos
Texto original em inglês:
Dr. Robin Kent - Tangram Techology Ltd (www.tangram.co.uk)
rkent@tangram.co.uk
Sobre o autor:
Dr Robin Kent é o autor do livro "Energy Management in Plastics Processing", publicado por "Plastics Information Direct", e diretor da Tangram Technology Ltd., onde lidera engenheiros e consultores especializados em gerenciamento de energia no segmento de processamento de plásticos.
Tradução - Marcio R. Santucci